rESUMO
Orelhas proeminentes ou orelhas em abano são uma malformação congênita muito comum. É uma anormalidade localizada na cartilagem auricular.

Itens
- INTERVENÇÃO - 1 hora
- ANESTESIA - local com ou sem sedação
- CAMA - Não é necessário (local) - 4 hrs de sedação
- EFEITO - 1 semana
- RECUPERAÇÃO - 1 semana
- RESULTADO - permanente
Procedimento cirúrgico
Conheça
Em alguns casos, este defeito básico é devido a uma falta de dobra de cartilagem na área de antihelix, que dá a aparência de uma orelha extremamente estendida e plana. Outra anomalia comum ocorre quando uma parte da cartilagem auricular é excessivamente desenvolvida em sua junção com o crânio, o que causa o efeito de que as orelhas estão muito longe da cabeça e projetadas para os lados.
A otoplastia é uma técnica que permite resolver esses casos cirurgicamente. É aconselhável realizar este tipo de intervenção a partir dos 6 aos 7 anos de idade, já que nesse momento as orelhas já completaram o seu desenvolvimento.
EM QUE CONSISTE
Numerosas técnicas foram descritas para a correção das orelhas em abano, mas o método mais comum é fazer uma incisão atrás da orelha até atingir a área da cartilagem que tem uma falta de curvatura. Aqui vamos colocar alguns pontos de material não absorvível que dobram a orelha de forma natural, corrigindo a deformidade.
No caso de pacientes que também apresentam um defeito no nível da concha, também colocaremos outros pontos que flexionam essa parte da cartilagem para trás. Com isso, é possível reduzir o ângulo formado pela orelha em relação ao rosto na parte de trás.
A operação mais frequente na cirurgia plástica auricular é a correção das orelhas em abano ou trauma no lóbulo da orelha ( rasgo) . No entanto, o lóbulo da orelha pode ser reduzido e harmonizado e corrigir a ruptura da orelha.
Um dia de hospitalização é necessário para este tipo de intervenção.
A intervenção é realizada sob anestesia geral em crianças. No caso de adultos, é realizado com anestesia local e sedação.
OS BENEFÍCIOS
Um importante benefício da otoplastia é a segurança do procedimento. Poucas cirurgias estéticas carregam tão pouco risco e um impacto tão positivo quanto a cirurgia cosmética da orelha.
Estudos mostraram que a auto-estima daqueles cujos ouvidos são esteticamente diferentes é menor e que as crianças freqüentemente enfrentam o problema desenvolvendo personalidades introvertidas. Graças à otoplastia, estes problemas podem ser revertidos.
PRÉ-OPERATÓRIO
Como em todas as intervenções, o exame médico prévio é essencial para detectar qualquer possível anomalia que possa contraindicar a operação. No caso das crianças, é aconselhável realizar a otoplastia após seis anos.
PÓS-OPERATÓRIO
O paciente usará uma bandagem acolchoada por 48 horas. No momento da remoção, as orelhas mostrarão uma leve inflamação que diminuirá nos dias seguintes. Os pontos são removidos após 7-8 dias. Enquanto isso, o paciente será capaz de lavar os cabelos com extremo cuidado para não afetar a ferida.
Às vezes, há uma diminuição na sensibilidade das orelhas que se recuperará completamente em pouco tempo.
Durante os primeiros dias após a cirurgia, é aconselhável usar uma peça leve de compressão (algodão e elástico) à noite para proteger os ouvidos de solavancos ou gestos súbitos.
A PARTIR DE QUE IDADE SE RECOMENDA OTOPLASTIA?
6 anos
DEPOIS DE QUANTOS DIAS SE PODE VOLTAR A VIDA NORMAL?
Alguns dias, com exceção do exercício físico, que será retomado após três semanas.